Qual é a diferença entre curso Pré-Vestibular presencial e o EAD?

Entenda como funciona cada modalidade e a diferença entre elas!

O curso presencial é o modelo tradicional, aulas em sala de aula e turmas que podem ser reduzidas (como é o caso do Mundo ENEM, que sempre trabalhou com no máximo 40 alunos em sala de aula) ou então grandes como geralmente acontecem, entre 80 e 100 alunos em sala de aula. Conheça cada uma das modalidades:

1 – Pré-Vestibular Presencial

O modelo presencial é o modelo que estamos mais acostumados e existe uma infraestrutura física dedicada ao aluno.

Pontos positivos:

  • – Espaço adequado para os estudos;
  • – Convívio social;
  • – Presença do professor em sala de aula;
  • – Maior interação entre os alunos.
  •  

Pontos negativos:

  • – Tempo: Deslocamento diário ao cursinho e com isso perde-se tempo;
  • – Auto Custo: Gasta-se mais por estar fora de casa, as vezes até para almoçar, sem contar o deslocamento com transporte;
  • – Distração: Para os que mais distraídos estar em uma sala de aula com muitos alunos pode representar perda de foco com conversas paralelas;
  • – Valor do investimento alto: Já que é necessária toda uma infraestrutura dedicada ao espaço físico.
  •  

2 – Curso EAD:

Os cursos com ensino à distância (EAD) podem ser encontrados aos montes pela internet, geralmente não tem um material didático para o acompanhamento das aulas, as quais muitas vezes são “gravadas” ou transmitidas ao vivo. Várias faculdades estão utilizando muito esse sistema, com o qual é possível checar em tempo real se o aluno está ou não participando das atividades.

No universo dos cursos superiores sua aplicação é até interessante, mas quando falamos de um curso preparatório, é preciso analisar melhor, pois ao invés de um diploma ou certificado no final do curso o que o aluno precisa mesmo é ser aprovado na universidade, com base no que foi ensinado durante o período de preparação. Muitas vezes só é possível ter ideia de que o resultado não valeu a pena na hora do ENEM ou do Vestibular.

Pontos positivos:

  • – Baixo investimento
  • – Mobilidade: Você pode assistir as aulas aonde, quando e quantas vezes quiser.
  • – Tempo: Como não precisa se deslocar até o cursinho físico, basta pegar o celular e pronto, já está na aula!
  • – As aulas acontecem exatamente como se estivessem em sala de aula.
  • – Economia do aluno com deslocamento e alimentação.
  • – Novas tecnologia: jogos online foram implementados durante as aulas, trazendo mais dinamismo e interação.
  •  

Pontos negativos:

  • – Material didático: Geralmente os cursinhos EAD não tem material didático, ou seja, vai muito mais do que o professor quer ensinar do que de fato é – importante aprender para ser aprovado.
  • – Muitos alunos em sala de aula: Se no cursinho presencial, as turmas podem passar de 100 alunos por turma, na internet não existe limite, imagine tirar dúvidas sobre um determinado assunto, é impossível!
  • – Formato de aula expositiva: Os cursinhos com muitos alunos em sala de aula, também funcionam da mesma forma. O professor fala e você escuta, não tem como tirar suas dúvidas durante a aula em função da grande quantidade de alunos.
  • – Plano de Estudos: É uma boa ideia, mas não funciona da mesma forma para todo mundo, o plano ou planejamento de estudos precisa ser feito de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada aluno, aí sim, funciona.
  • – Falta do convívio social.
  • – Conexão instável: A energia ou a internet pode cair a qualquer momento.
  •  

Em tempos de COVID-19, foi a solução encontrada pela maioria das escolas. O sistema consiste em transmitir exatamente o que acontece em sala de aula para os alunos em casa, inclusive nos mesmos horários. Foi exatamente isso que o Mundo ENEM Pré-Vestibular fez logo no primeiro dia de paralisação das aulas, são mais de 50 aulas ao vivo por semana.

Deixamos os nossos professores transmitindo as aulas de suas casas para que o isolamento social fosse feito da melhor forma possível, aproveitamos o fato de já ter experiência com o formato de aulas online e não tivemos problemas para nos adaptar, enquanto a maioria dos colégios e cursos tradicionais demoraram quase 2 meses para entender como a tecnologia funciona. De uma forma geral a mudança foi positiva, realizamos duas pesquisas com os nossos alunos durante os primeiros meses, de isolamento social, e os resultados foram surpreendentes:

Mais de 70% dos alunos do Mundo ENEM deram notas entre 4 e 5 (sendo 5 para excelente) em relação as nossas transmissões de aulas ao vivo pela internet.

Ficamos preocupados com o tempo médio das aulas, 4 horas por dia de segunda à sexta-feira, e para nossa surpresa ao questionar, mais de 80% dos alunos acharam que o tempo é bom, como se estivessem no cursinho!

Outra pergunta que chamou a nossa atenção, foi em relação a solução encontrada pelo cursinho em realizar as aulas pela internet:

Mesmo com a maioria dos alunos gostando da alternativa, 25% nos mostraram que precisaríamos melhorar, motivo pelo qual investimos em uma nova plataforma, integramos o sistema de chat e criamos a oportunidade de melhorar a participação dos alunos durante as aulas, além disso, trouxemos jogos como o Kahoot para deixar as aulas mais dinâmicas e divertidas!

Para 60% dos nossos alunos o principal desafio, durante a realização das aulas pela internet, era “não conseguir estudar sozinho”, entretanto o preparo e empatia dos nossos professores, geraram um engajamento e participação ativa dos alunos.

Os resultados refletem nos simulados. Ao compararmos os indicadores de 2019 e 2020 o desempenho dos alunos melhorou, conseguimos transformar dificuldades em oportunidades.

Mas e agora, o que vem por aí?

Entendemos que, em virtude da atual situação de pandemia que vivemos, será necessária a adoção de um sistema de educação híbrida. Mas o que é isso? Com a educação híbrida você tem uma parte das aulas acontecendo de maneira remota e outra parte de maneira presencial, ou seja, parte delas em sala de aula (respeitando o limite imposto de 30% da capacidade de ocupação) e parte em casa, com o modelo de transmissões de aulas ao vivo. Acreditamos que essa solução agrega o que tem de melhor dos recursos, físicos e virtuais.

O Multi Intensivo do Mundo ENEM Pré-Vestibular funcionará exatamente nesse modelo, ou seja, os alunos poderão participar tanto em sala de aula como em casa, 100% das aulas continuarão sendo transmitidas ao vivo por nossa plataforma que estão preparadas para se adequar a “banda” de internet do aluno, seja qual for a conexão, inclusive 3G.

Aproveite para fazer parte da nossa última turma de preparação para o ENEM e Vestibulares 2020, nossas aulas terão início no próximo dia 17 de agosto com aulas de segunda à sexta-feira das 19:40 às 22:40 e vão até a data da realização do ENEM e segundas fases dos vestibulares estaduais.

8 em cada 10 alunos, indica o Mundo ENEM Pré-Vestibular, está esperando o que?

Para maiores informações, clique no banner abaixo e receba todos os detalhes do curso pelo whatsapp!

O Mundo ENEM é bom? Veja o que pensam nossos alunos:

Qual é a diferença entre curso Pré-Vestibular presencial e o EAD?
Compartilhe!

Comentários

comments

2 pensou em “Qual é a diferença entre curso Pré-Vestibular presencial e o EAD?

Comentários estão fechados.