O ENEM será em Maio!

Ao menos é isso que aponta a enquete realizada pelo portal Brasil Escola, mais da metade dos estudantes até agora optaram por realizar as provas em maio de 2021 como podemos ver abaixo. Caso você queira participar da enquete, basta clicar aqui.

 

A amostragem é baixa se comparada ao número de inscritos para o ENEM 2020 (quase 6 milhões). 

 

Caso você ainda não tenha votado na página oficial do ENEM, vale lembrar que você tem até o dia 30/06/2020.

 

Mas o que leva o aluno a escolher pela prorrogação da prova em 4 meses, será que durante esse período teremos a retomada das aulas no modelo tradicional, ainda, será que é possível fazer uma preparação adequada para a prova em 120 dias?

Outros dois pontos chamam a atenção para a questão:

  • 1 – Falta de acesso para estudar:
  •  

Não são todos os alunos que tem acesso à internet para fazer uma preparação adequada, ao contrário, segundo o site da Agência Brasila Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede.” Ou seja, mesmo que os governos estaduais tenham adotado algum modelo de transmissão de conteúdo educacional pela internet, o acesso dos alunos ainda não é algo democrático.

Parcerias realizadas entre as operadoras de internet, facilitaram o acesso de parte dos alunos da rede pública os conteúdos oferecidos por meio do Centro de Mídias da educação, é o que acontece no estado de São Paulo cuja parceria atende 3,5 milhões de alunos da rede.

A televisão também é uma alternativa para atender aos que nem acesso à internet móvel tem, um exemplo é a TV Cultura que realiza as transmissões dos conteúdos direto do Centro de Mídias por meio da TV aberta.

Solidariedade: Outro ponto bastante sensível é a falta de celulares e computadores dos alunos para acesso às aulas. Uma rede de solidariedade foi criada durante a pandemia para ajudar os alunos quanto ao acesso. Um exemplo é a campanha Abra a gaveta, doe, incentivando a sociedade na doação de dispositivos para que alunos em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos conteúdos do Centro de Mídias.

  1. Para participar é muito simples, basta clicar no banner abaixo!

2 – Resistência dos Professores em voltar às salas de aula:

A previsão para o retorno das aulas, ao menos no Estado de São Paulo é para setembro, vale lembrar que no início da pandemia e do fechamento das escolas em março, nós do Mundo ENEM Pré-Vestibular já havíamos sinalizado para a retomada das aulas apenas em setembro ou até mesmo acreditando que elas pudessem nem voltar em 2020. Na ocasião, a solução do governo estadual foi a paralização por 15 dias, estendida por mais 15, assim antecipando as férias de julho, depois a data foi alterada para junho, agosto e agora para setembro.

Ficamos mais pessimistas do que no começo do ano e agora apostamos que as aulas presenciais não retornarão em 2020 e que em 2021 elas tenham início apenas no mês de março!

A resistência do professor da rede pública ao voltar em setembro é grande, vários sindicatos já sinalizam para uma eventual greve, a questão é óbvia, as escolas públicas estão sucateadas, falta papel higiênico, acento de vaso sanitário (quanto tem vaso sanitário na escola), a manutenção predial é tão ruim que chega a ser impossível acreditar que teremos álcool em gel de demais EPIs (Equipamento de proteção individual) para colaboradores, professores e alunos.

A exposição e o risco de aumentar a contaminação é grande, sem contar a questão logística para a alocação dos alunos e manter o distanciamento social entre eles.

Será possível retomar as aulas sem uma vacina para o COVID-19? Você se sente seguro para retornar as aulas enquanto o número de mortes pelo Corona Vírus é crescente?

 

O Governo com a faca e queijo na mão para fazer a diferença na Educação!

Por outro lado, o Governo deixou passar a “oportunidade de ouro” para melhorar a educação. Com a unificação massiva dos alunos em aulas pela internet, seria possível o governo investir em um modelo de aprendizado realmente eficaz, trazendo tecnologia e se espelhado nas edutechs (empresas de tecnologia em educação que estão revolucionando a educação no mundo nos últimos anos), ao invés disso, ele apostou no bom e velho modelo de aula tradicional com transmissões ao vivo pela internet.

O Governo não aproveitou a oportunidade para fazer com que a internet gerasse mais interesse e engajamento dos alunos por meio de novas tecnologias, uma pena. Mas ainda dá tempo, basta querer!

Se por um lado as escolas públicas dispõem de recursos mal aproveitados, as escolas particulares estão batendo a cabeça para entender que a forma de aprendizagem mudou, ao contrário das escolas públicas, elas não tiveram apoio do governo na adoção de novas tecnologias para suprir o modelo tradicional as aulas. Mas isso é um assunto para outro post!

Bom, agora que está sacramentado que o ENEM será realizado em Maio e que a maioria dos vestibulares tradicionais também serão adiados, o que você está esperando para começar a estudar com a gente?

 

O Mundo ENEM foi o único pré-vestibular que não parou durante a pandemia! Estamos online desde o primeiro dia de paralisação com mais de 50 aulas ao vivo por semana. Em 2012 fomos o primeiro curso pré-enem testado e aprovado em sala de aula a criar uma plataforma de estudos cujo aprendizado hoje é revertido em resultado para os nossos alunos!

Comece hoje mesmo a fazer uma semana de aula experimental para conhecer a nossa metodologia e participe da nossa última turma de preparação para o ENEM 2020!

O ENEM será em Maio!
Compartilhe!

Comentários

comments