As provas estão chegando e com elas aumenta o pânico dos vestibulares.
Este texto escrevi não apenas, preocupada com os alunos em geral, mas também com os pais, familiares e todos aqueles que os cercam.
Primeiro é importante compreender que o Vestibular funciona como um rito de transição para muitos jovens.
Podemos dizer que é o momento em que o empoderamento toma conta desses jovens e que muitos deles já traçam planos futuros, se vêem na vida profissional adulta.
Assim, trata de um momento muito importante para eles, e claro para a família, que muitas vezes sem perceber exerce uma pressão invisível.
Bom, os anos de vestibular não são fáceis!
Muita coisa para aprender, muitas outras para rever e tabus que devem ser solucionados, os quais estão relacionados a uma aprendizagem deficitária, sem amor e sem engajamento.
Pois bem, fora tudo isso o medo, sim o medo de não ser aprovado se confunde com a frustração de perda, incapacidade.
Por esse motivo eu acho importante falar com você, sim você estudante ou familiar: aliviem esse cenário.
O pânico é um sentimento muito ruim,.
Trata-se de um adjetivo e está relacionado a algo que causa terror e medo; que assusta ou amedronta e a sensação de “não conseguir”, “não sei se estudei tudo”, etc acaba desencadeando esse conflito.
Com isso, com a chegada dos Vestibulares e do Enem, os jovens que se encontram nesse momento precisam de apoio, de um ambiente de tranquilidade e muito, muito carinho.
Importante dizer que algumas questões químicas e biológicas também contam.
A adrenalina e a noradrenalina, são hormônios que existem em nosso corpo e que em situações de stress, pânico, ansiedade, não permitem que a informação chegue corretamente ao seu destino.
Mas como assim?
Vocês sabem que os neurônios são responsáveis pela comunicação no nosso sistema, pois bem, sempre que entramos em uma situação de stress, pânico, etc esses hormônios funcionam como bloqueadores de informações.
Sabe aquela história de estudar muito, saber a matéria e na hora de realizar a prova, simplesmente esquecer tudo?
Então, você não esqueceu! Você está bloqueando a correta chegada da informação! Você sabe!
Por este motivo, sempre que as provas estão chegando, o aluno tende a ter a sensação que não sabe de nada, que nada vai dar certo, mas isso não é verdade.
Em contrapartida, no âmbito familiar, esse desespero pode acabar trazendo ainda mais stress e piorando a situação.
Isso porque na grande parte das vezes em que o aluno rompe o silêncio e manifesta seu medo, sua preocupação em não se sair bem, ele encontra um ambiente repressivo ou reativo.
Assim, não são raras às vezes que ao invés de encontrar tranquilidade para seguir, ele se depara com mais complicações.
Por outro lado, os pais ou familiares também acabam sendo atingidos por sentimentos de medo, de não saber como lidar com aquela situação. Se assustam, tem reações descontroladas, saem do controle.
Então para você que está lendo nosso blog de hoje eu peço: reflexão!
Antes de romper seu silêncio prepare a pessoa que vai te ouvir! Você ouvinte que tem pessoas nessa situação esteja atento para suas reações e se prepare para acolher.
Nessa reta final não será só o estudo que irá contar, mas a calma e a tranquilidade serão ferramentas importantíssimas.
Participe de nossas revisões semanais pelo youtube.
Venha conhecer como trabalhamos e já se prepare para 2022!
Vamos juntos!
Até semana que vem!!!!
Mari