Você tem medo de que?

Olá, tudo bem? Muita ansiedade? Essa preparação, as provas nos causam uma série de sentimentos, não é? Mas acredito que o medo seja o mais completo deles… então – Você tem medo de que?

Parece tão fácil, né? Mas pense… medo de errar, de se frustrar, de se sentir ridicularizado, de magoar…..

São tantos os medos, eles ficam tão disfarçados que muitas vezes não conseguimos identificar o que está nos causando, de onde vem e, por fim, ele nos paraliza.

O medo paraliza, o medo faz a gente desistir, nos deixa fora de si, nos faz abandonar planos…. mas você sabia que o medo também pode ser bom?

Sim o medo é inerente ao instinto de sobreviência humana, por isso, sempre que uma situação de perigo, desconforto, nos ronda, surge o medo.

O que fazer com o medo?

A questão é: o que fazer com o medo? Minha resposta é: analise o seu medo, seja honesto com você. Seu medo está relacionado à sua capacidade de estar vivo (sobrevivência) ou seu medo está relacionado à sua zona de conforto?

Se a resposta for sobrevivência, muita atenção PROCURE AJUDA! Um amigo, um familiar, um professor!

Se a resposta estiver relacionada à sua zona de conforto ATENÇÃO! Seu medo pode estar provocando a morte de seus sonhos! Sim… toda vez que nossa zona de conforto, segurança é ameaçada, o medo desponta e por vezes nos faz desistir.

Pensamos em desistir em toda mudança, todo esforço que nos é demandado e nos tira da zona de conforto, nos causa um sentimento de entrega, um sentimento que nos exige, e isso nos causa medo, angústia, dúvida e por vezes desistimos.

Desistir, nesse caso é matar o seu sonho, por isso nesse ponto o medo, ao invés de te ajudar com a vida, acaba te atrapalhando, mas isso não é por mal! O medo é um sentimento de uma via só: qualquer coisa que me incomode, que me desafie pode gerar medo e o sentimento do medo é único!

O medo é abordado por muitos pensadores.

William Shakespeare, escreveu “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”

Machado de Assis definiu que “O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se – basta a simples reflexão.”

Assim vamos refletir sobre o medo? Vamos deixar de ter medo do medo?

Aqui no Mundo Enem, lidamos, diariamente, com jovens, adultos e adolescentes cercados pelo medo. Quanto medo meu Deus! Mas nossa coordenação está super preparada para te dar a mão e acompanhar você!

Pensando nisso, nosso papo de coordenação trouxe umas dicas muito legais para você refletir, procure Mundo Enem no Spotify – Você tem medo do Enem? Acredito vai ser bem bacana!

Depois de refletir sobre o assunto, bora deixar o medo de lado e estudar?

Venham conhecer o Mundo Enem, o cursinho diferentão que aprova e cuida de você!

Você tem medo de que?
Compartilhe!

Comentários

comments