Spot Educacional

a profissional

Paula Dallapiccola é educadora há mais
de 30 anos e tem grande experiência com
adolescentes.
Possui formação em Letras pela PUC
Campinas, em Teen Coaching Escolar pelo
Instituto de Crescimento Infanto Juvenil e em Coaching Vocacional pelo Instituto Maurício Sampaio. Além disso, já concluiu diversos cursos na área de desenvolvimento humano.

o coaching

É uma metodologia estratégica,
objetiva, dinâmica, prática,
desafiadora e eficaz que gera
clareza e que auxilia pessoas a
agirem construtivamente para si, conquistando suas metas.

o teen coaching vocacional

É a metodologia do Coaching
com estratégias voltadas para
adolescentes a fim de contribuir
com sua escolha profissional.

O adolescente caminhará por esses pilares e terá despertada a consciência do seu potencial, se sentirá inspirado a agir em favor do seu desenvolvimento e da conquista dos seus objetivos. Tais perguntas emergem durante os diálogos entre coach e coachee e a partir da escuta ativa do profissional.

levantamento e alinhamento de expectativas:

Nesse primeiro encontro, a família e o adolescente são ouvidos e apresentam suas expectativas.

O Programa é apresentado para
que todos tenham clareza sobre
os próximos passos.

autoconhecimento

Esse pilar pode ser trabalhado em
três ou quatro encontros. 02
Através da arte de fazer perguntas
e ferramentas validadas, o coach
busca promover no adolescente
uma percepção ampla de si.

Durante os encontros, ele poderá
descobrir não só seus valores e
crenças pessoais, mas também
seus talentos, habilidades e
competências.

planejamento estratégico

Para traçarmos um plano de ação completo, serão necessários dois ou três encontros.

Objetividade e empenho são essenciais
para a efetividade do Programa.

Por isso, durante esses encontros, o adolescente será inspirado a reconhecer e pensar, com clareza e forte percepção da realidade, nos desafios que precisa enfrentar, estabelecendo metas gradativas e constantes para vencer dificuldades e incertezas.

ações

O objetivo desses encontros, que podem ser entre dois a três, é que o adolescente traga, como pauta de conversa, o que ele colheu em suas pesquisas sobre os prováveis cursos e áreas de atuação pelas quais se interessa.

Ele será desafiado a acessar diversas fontes como Instituições de Nível Superior, empresas e até mesmo referências profissionais.

A partir daí, são feitas reflexões e avaliações sobre o que foi encontrado e, se for necessário, novas metas podem ser estabelecidas.

decisão

Ao chegarmos nesse pilar, espera-se
que o coachee tenha conseguido
relacionar tudo o que descobriu sobre si e sobre sua provável profissão para
tomar uma decisão.

É um momento que responderá a
muitas expectativas e precisa ser
respeitado e celebrado.
Os responsáveis pelo adolescente
serão chamados para uma conversa
de fechamento.

saiba mais

Quer saber mais sobre a Spot Vocacional? Preencha esse formulário mesmo se não for aluno do Mundo ENEM.

Spot Educacional
Compartilhe!

Comentários

comments