Paula Dallapiccola é educadora há mais de 30 anos e tem grande experiência com adolescentes. Possui formação em Letras pela PUC Campinas, em Teen Coaching Escolar pelo Instituto de Crescimento Infanto Juvenil e em Coaching Vocacional pelo Instituto Maurício Sampaio. Além disso, já concluiu diversos cursos na área de desenvolvimento humano.
o coaching
É uma metodologia estratégica, objetiva, dinâmica, prática, desafiadora e eficaz que gera clareza e que auxilia pessoas a agirem construtivamente para si, conquistando suas metas.
o teen
coaching
vocacional
É a metodologia do Coaching com estratégias voltadas para adolescentes a fim de contribuir com sua escolha profissional.
O adolescente caminhará por esses pilares e terá despertada a consciência do seu potencial, se sentirá inspirado a agir em favor do seu desenvolvimento e da conquista dos seus objetivos. Tais perguntas emergem durante os diálogos entre coach e coachee e a partir da escuta ativa do profissional.
levantamento e alinhamento de expectativas:
Nesse primeiro encontro, a família e o adolescente são ouvidos e apresentam suas expectativas.
O Programa é apresentado para que todos tenham clareza sobre os próximos passos.
autoconhecimento
Esse pilar pode ser trabalhado em três ou quatro encontros. 02 Através da arte de fazer perguntas e ferramentas validadas, o coach busca promover no adolescente uma percepção ampla de si.
Durante os encontros, ele poderá descobrir não só seus valores e crenças pessoais, mas também seus talentos, habilidades e competências.
planejamento
estratégico
Para traçarmos um plano de ação completo, serão necessários dois ou três encontros.
Objetividade e empenho são essenciais para a efetividade do Programa.
Por isso, durante esses encontros, o adolescente será inspirado a reconhecer e pensar, com clareza e forte percepção da realidade, nos desafios que precisa enfrentar, estabelecendo metas gradativas e constantes para vencer dificuldades e incertezas.
ações
O objetivo desses encontros, que podem ser entre dois a três, é que o adolescente traga, como pauta de conversa, o que ele colheu em suas pesquisas sobre os prováveis cursos e áreas de atuação pelas quais se interessa.
Ele será desafiado a acessar diversas fontes como Instituições de Nível Superior, empresas e até mesmo referências profissionais.
A partir daí, são feitas reflexões e avaliações sobre o que foi encontrado e, se for necessário, novas metas podem ser estabelecidas.
decisão
Ao chegarmos nesse pilar, espera-se que o coachee tenha conseguido relacionar tudo o que descobriu sobre si e sobre sua provável profissão para tomar uma decisão.
É um momento que responderá a muitas expectativas e precisa ser respeitado e celebrado. Os responsáveis pelo adolescente serão chamados para uma conversa de fechamento.
saiba mais
Quer saber mais sobre a Spot Vocacional? Preencha esse formulário mesmo se não for aluno do Mundo ENEM.