Redação no Enem

Você já parou para pensar sobre a importância da redação no ENEM?

Muitas pessoas nos procuram pedindo dicas de como fazer uma redação nota mil, uma redação que os ajude no ENEM.

Hoje eu vou falar para você como a sua nota de Redação no ENEM pode fazer a diferença na sua pontuação final.

Mas antes vamos falar um pouco sobre como é a calculada a nota final do ENEM?

Pois bem, o ENEM é composto por quatro áreas do conhecimento e a redação.

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As áreas do conhecimento são Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada uma dessas áreas do conhecimento vale de 1 a 1000 pontos, entretanto essa pontuação não é contada de maneira corrida e sim utilizando a fórmula TRI.

TRI= Teoria de Resposta ao Item e tem como função avaliar se o candidato efetivamente sabe ou não a matéria, se ele não chutou.

Por isso se você chuta uma questão e erra, você pode, além de perder a pontuação dessa questão, ocasionar a anulação de uma questão que estava correta.

Outra característica do TRI é atribuir valores diferentes para as questões.

Assim, as questões que todo mundo mais acerta, valem menos pontos e aquelas que as pessoas menos acertam valem mais pontos.

Por isso, sair da prova e simplesmente checar quantas questões acertou ou errou acaba sendo ineficaz.

Bom, se as provas objetivas podem te colocar em uma “sinuca de bico”, a redação pode ser uma grande aliada.

Isso porque a redação vale 1000 pontos na nota final e não utiliza-se o TRI para sua correção.

Mas como fazer uma redação nota 1000 no ENEM?

O candidato deve se preparar para escrever um bom texto obedecendo os critérios de correção do ENEM.

Critério de Redação no ENEM:

A correção da prova de redação do ENEM avalia cinco competências:

  • Domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Assim para cada uma dessas competências, vale em torno de 200 pontos que irão compor a nota final.

A grande dificuldade que a maioria dos candidatos encontra é compreender a proposta e desenvolver um texto dissertativo-argumentativo.

Por vezes, candidatos que pensam que escrevem bem acabam se enrolando na hora da prova, deixando passar pontos importantes para conseguir uma boa nota.

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