O Tabu das Drogas

O Tabu das Drogas é algo que acontece há muito tempo.

Um tema sempre atual de muitos questionamentos, por envolver, religião, família, e projeto de vida.

Mas o que são as drogas?

A lei que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas de Medicamentos (Sisnad) estabelece: “São considerados drogas substâncias ou produtos que podem causar dependência”.

Você geralmente pensa em drogas ilegais, ao falar sobre drogas, como maconha, cocaína, LSD e assim por diante.

No entanto, muitas outras substâncias viciantes são comercializadas e aceitas pela sociedade.

Por isso é importante trazer para o debate o que distingue as drogas legais das drogas ilegais?

Por que as atividades comerciais de algumas pessoas são criminalizadas, enquanto outras são vendidas em várias instituições, acessíveis a todos os interessados ​​em obtê-las, como por exemplo nas drogarias ou farmácias?

Assim trata-se de uma questão que ultrapassa o achismo, a questão das drogas é algo que deve ser estudo profundamente e sem pudor, caso contrário esse estudo já nasce comprometido.

Como as drogas circulam entre nós:

Dados da 6ª Pesquisa Nacional de Uso de Substâncias Psicotrópicas por Alunos do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino,

Realizada em 27 capitais do Brasil, em 2010, mostraram que as substâncias mais consumidas por meninas são drogas controladas, mas não exigem receita médica.

São supressores de apetite, ansiolíticos (sedativos) e analgésicos, geralmente usados ​​quando realmente não há necessidade, podendo também causar dependência e problemas de saúde.

Até o final do século 19, as drogas atualmente condenadas, como a cocaína, eram vendidas como drogas e prescritas por profissionais de saúde.

Os remédios, mesmo os prescritos pelos médicos, são uma das principais formas de mudar a consciência de crianças e adolescentes.

Embora a Ritalina seja uma droga legal, está longe de ser inofensiva. Quando interrompido, pode causar dependência química e crises de abstinência.

O álcool é a droga mais aceita socialmente no Brasil e também a que mais tem investido em publicidade para aumentar o consumo.

Por outro lado, é amplamente descoberto que o álcool é uma das substâncias que mais causam mudanças de consciência.

Anúncios de cerveja podem ser reproduzidos quando outras bebidas alcoólicas não podem ser reproduzidas, despertando o prazer associado ao consumo.

Assim o fato de uma droga ter sido prescrita por um médico, ou ainda o fato de uma droga possuir um livre consumo em determinada sociedade, muitas vezes é deixado de lado e caímos na discussão restrita da legalização ou não da maconha.

Por vezes os alunos acabam limitando suas argumentações nesse viés e isso, apenas ressalta o quanto o debate das drogas é algo marginalizado no Brasil.

Que tal aprofundarmos o debate sobre o Tabu das Drogas?

Cientes dessa questão preparamos para você uma aula poderosa que traz elementos e argumentos poderosos para que você possa aprofundar seu conhecimento e sua argumentação.

Assista nossa aula sobre a questão das drogas e a indústria farmacêutica.

Se você quise se preparar sobre essse e outros temas muito importantes para o Enem e Vestibulares, clique aqui e assista nossas aulas experimentais.

Mundo Enem sempre aprovando!

O Tabu das Drogas
Compartilhe!

Comentários

comments