O que pode cair de história no Enem

Muitos alunos estão me escrevendo e perguntando o que pode cair de história no Enem.

Por esse motivo achei que seria legal dedicar o blog de hoje listando sobre os assuntos.

Ahhhh outra novidade!! A partir dessa semana estarei com você todas as quintas as 10 horas da manhã para um curso de história.

Acesse https://www.youtube.com/mundoenem

Devemos primeiramente dividir história em duas frentes: a frente que tratará de história do Brasil e a frente que tratará de história internacional.

Vamos começar com história do Brasil, afinal o que pode cair no Enem?

Clique na imagem

História do Brasil:

Via de regra o candidato deve ter um conhecimento geral de história do Brasil desde seu descobrimento.

Para o estudo se tornar mais fácil e organizado é importante que ele compreenda o período histórico em que os fatos se deram.

Antes de mais nada o candidato deverá montar uma linha do tempo com os eventos genéricos, desde o descobrimento.

Compreender as expressões, monocultura, latifúndio, tráfico de escravos é fundamental para o entendimento da história até meados de 1880.

Assim, deverá o candidato compreender que Portugal iniciou a exploração do Brasil com o plantio de cana de açúcar, seguido pela mineração, café e borracha.

Acima de tudo, isso é importante, para que ele tenha claro na hora da prova o contexto histórico que o exame está cobrando.

Do mesmo modo, o candidato, interessado a mandar bem, deverá ter o domínio dos conflitos e tratados ocorridos nesses períodos.

Brasil Colônia e Brasil Império:

Geralmente 25% da prova de história tratam de assuntos relacionados ao Brasil Colônia e Brasil Império.

Dessa porcentagem uma grande parte analisa a Inconfidência Mineira, a chegada da família Real Portuguesa ao Brasil, Período Regencial e Segundo Reinado.

Assim, se você ainda não começou estudar se aprofunde nesses tópicos para aumentar suas chances.

República:

Em relação a República Velha vale a pena prestar atenção nas duas fases:

Deste modo temos a primeira fase de 1889 a 1894, chamado de República da Espada que foi o período dominado pelos militares.

Em segundo lugar a República Oligárquica que vai de 1895 a 1930, período dominado pelos Presidentes dos Estados, já que os governadores eram chamados de presidentes.

Era Vargas:

Agora vamos passar a Era Vargas ou Nova República.

Importante também conhecer os três períodos:  Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).

Nesse tópico o candidato deve se atentar para a legalização do voto feminino e intervenção nos sindicatos, frutos do Governo Provisório.

Em relação aos fatos ocorridos na fase do Governo Constitucional destaca-se a criação da Ação Integralista Brasileiro (AIB), grupo de extrema-direita.

Juntamente surge a Aliança Libertadora Nacional (ANL), a qual lutava conta o fascismo no Brasil e seu líder era  Luís Carlos Prestes.

Finalmente o candidato deve se atentar ao Estado Novo também conhecido como Ditadura Vargas.

Nesse momento os destaques são a criação do salário-mínimo (1940) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.

Ditadura Militar:

A Ditadura Militar também é muito cobrada no Enem.

Assim, é importante destacar três pontos: a censura (AI5), o milagre econômico e o movimento das diretas já.

Juntamente com os tópicos acima o candidato deve compreender sobre a abertura política e o plano Real.

Vale dizer, que o Período Contemporâneo e História da Política, períodos que vão desde a República Velha até os dias atuais, somam 30% da questões da prova.

Acima de tudo é importante o candidato conseguir formular uma linha cronológica, uma linha temporal que seja coerente para que na hora da prova não se confunda.

Portanto uma dica, que poderá ajudar muitos, é colocar esses eventos de maneira sequencial e buscar compreender que um é consequência do outro.

Ressalto ainda que decorar datas não é tão importante como decorar os períodos, ou seja, os eventos que ocorrem na primeira ou na segunda metade de determinado século.

Por exemplo: a vinda da família real se dá no início, ou primeira metade, do século XIX e a proclamação da República no final, ou segunda metade, do século XIX.

Definitivamente o candidato que estudar esses tópicos conseguirá executar uma boa prova, mas se você ainda não começou se preparar venha conhecer o Mundo Enem.

No Mundo Enem você pode fazer aulas experimentais clicando no botão abaixo.

Além de aulas fantásticas realizamos simulados semanais, além de um acompanhamento personalizado que não te deixa desanimar.

Por isso não espere mais! Aproveite a reabertura das inscrições para o Enem!

Um super abraço e semana que vem vamos de história internacional, pois aqui você sabe tudo o que pode cair de História no Enem.

Bons Estudos

O que pode cair de história no Enem
Compartilhe!

Comentários

comments