O sistema digestório é composto de um tubo digestivo – também chamado de trato gastrointestinal ou trato digestivo dos órgãos anexos.
Os órgãos do tubo digestivo são a boca, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o ânus. Fígado, o pâncreas e a vesícula biliar são os órgãos anexos do sistema digestório.
O intestino delgado tem três partes. A primeira parte é chamada de duodeno. O jejuno está no meio e o íleo está no final. O intestino grosso inclui o apêndice cecal, o ceco, o cólon e o reto. O apêndice cecal é uma bolsa em forma de dedo ligada ao ceco. O ceco é a primeira parte do intestino grosso. O cólon é o próximo. O reto é o fim do intestino grosso.
Bactérias no seu trato gastrointestinal, também chamadas de flora intestinal ou microbioma, ajudam na digestão. Partes do seu sistema nervoso e circulatório sistemas também ajudam. Trabalhando juntos, nervos, hormônios, bactérias, sangue e os órgãos do seu sistema digestório, digerem os alimentos e líquidos que você come ou bebe todos os dias.
Por que a digestão é importante?
A digestão é importante porque seu corpo precisa de nutrientes para funcionar adequadamente e permanecer saudável. Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e a água são nutrientes. Seu sistema digestório quebra nutrientes em partes pequenas o suficiente para seu corpo absorver e usar para energia, crescimento e reparo celular.
- Proteínas se transformam em aminoácidos
- As gorduras se transformam em ácidos graxos e glicerol
- Carboidratos se transformam em açúcares simples
Como meu sistema digestório funciona?
Cada parte do seu sistema digestório ajuda a mover a comida e o líquido através do tubo digestivo. Uma vez que os alimentos são divididos em partes pequenas o suficiente, seu corpo pode absorver e mover os nutrientes para onde eles são necessários. Seu intestino grosso absorve água, e os produtos residuais da digestão se transformam em fezes. Nervos e hormônios ajudam a controlar todo o processo.
Como os alimentos se movem através do meu trato gastrointestinal?
A comida se move por um processo chamado peristaltismo. Os grandes órgãos ocos do seu trato gastrointestinal contém uma camada de músculo que permite que suas paredes se movam. O movimento empurra comida e líquido através do seu trato gastrointestinal e mistura o conteúdo dentro de cada órgão. O músculo por trás da comida se contrai e aperta a comida para a frente, enquanto o músculo em frente à comida relaxa para permitir que a comida se mova.
Boca. A comida começa a se mover pelo trato gastrointestinal quando você come. Quando você engole, sua língua empurra a comida para dentro da garganta. Um pequeno retalho de tecido, chamado de epiglote, se dobra sobre a traquéia para evitar asfixia e a comida passa para o esôfago.
Esôfago. Uma vez que você comece a engolir, o processo se torna automático. Seu cérebro sinaliza os músculos do esôfago e o peristaltismo começa.
Esfíncter esofágico inferior. Quando a comida chega ao final do esôfago, um músculo em forma de anel – chamado de esfíncter esofágico inferior – retrai e deixa a comida passar para o estômago. Este esfíncter geralmente permanece fechado para impedir que, o que está em seu estômago volte para o esôfago.
Estômago. Depois que a comida entra em seu estômago, os músculos do estômago misturam a comida e o líquido com os sucos digestivos. O estômago lentamente esvazia seu conteúdo, chamado quimo, em seu intestino delgado.
Intestino delgado. Os músculos do intestino delgado misturam comida com sucos digestivos do pâncreas, fígado e intestino, e empurram a mistura. As paredes do intestino delgado absorvem a água e os nutrientes digeridos em sua corrente sanguínea. Como o peristaltismo continua, os produtos residuais do processo de digestão se movem para o intestino grosso.
Intestino grosso. Os produtos residuais do processo de digestão incluem partes não digeridas de alimentos, fluidos e células mais velhas do revestimento do trato gastrointestinal. O intestino grosso absorve a água e altera os resíduos do líquido para as fezes. O peristaltismo ajuda a mover as fezes para o reto.
Reto. A extremidade inferior do intestino grosso, o reto, armazena as fezes até que ela empurre as fezes para fora do ânus durante o movimento do intestino.
Como meu sistema digestório quebra a comida em pequenas partes para que possa ser usado?
À medida que a comida passa pelo trato gastrointestinal, seus órgãos digestivos dividem a comida em partes menores usando:
- digestão mecânica, como mastigar, apertar e misturar
- digestão química, como ácido estomacal, bile e enzimas
Boca. O processo de digestão começa em sua boca quando você mastiga. Suas glândulas salivares produzem saliva, um líquido, que umedece os alimentos para que ele se mova mais facilmente através do esôfago até o estômago. A saliva também tem uma enzima que começa a quebrar os amidos em sua comida.
Esôfago. Depois de engolir, o peristaltismo empurra a comida pelo esôfago até o estômago.
Estômago. Glândulas no revestimento do estômago produzem ácido clorídrico e enzimas que quebram os alimentos. Os músculos do seu estômago misturam a comida com estes sucos digestivos.
Pâncreas. Seu pâncreas produz um suco digestivo com enzimas que quebram carboidratos, gorduras e proteínas. O pâncreas entrega o suco digestivo ao intestino delgado através de pequenos tubos chamados ductos.
Fígado. Seu fígado faz um suco digestivo chamado bile que ajuda a digerir gorduras e algumas vitaminas. Os ductos biliares transportam a bile do fígado para a vesícula biliar para armazenamento, ou para o intestino delgado para uso.
Vesícula biliar. Sua vesícula biliar armazena bile entre as refeições. Quando você come, sua vesícula biliar libera bile através dos ductos biliares em seu intestino delgado.
Intestino delgado. Seu intestino faz suco digestivo, que se mistura com suco biliar e pancreático para completar a quebra de proteínas, carboidratos e gorduras. Bactérias no intestino delgado produzem algumas das enzimas que você precisa para digerir carboidratos. Seu intestino delgado move a água da corrente sanguínea para o trato gastrointestinal para ajudar a quebrar a comida. Seu intestino delgado também absorve água com outros nutrientes.
Intestino grosso. No intestino grosso, mais água se move do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Bactérias no intestino grosso ajudam a quebrar os nutrientes restantes e a produzir vitamina K. Produtos residuais da digestão, incluindo partes de alimentos que ainda são muito grandes, tornam-se fezes.
O que acontece com a comida digerida?
O intestino delgado absorve a maior parte dos nutrientes dos alimentos e o sistema circulatório os transfere para outras partes do corpo para armazenar ou usar.
Células especiais ajudam os nutrientes absorvidos a atravessar o revestimento intestinal para a corrente sanguínea.
Seu sangue transporta açúcares simples, aminoácidos, glicerol e algumas vitaminas e sais para o fígado. Seu fígado armazena, processa e fornece nutrientes para o resto do corpo quando necessário.
O sistema linfático, uma rede de vasos que transportam glóbulos brancos e um fluido chamado linfa por todo o corpo para combater infecções, absorve ácidos graxos e vitaminas.
Seu corpo usa açúcares, aminoácidos, ácidos graxos e glicerol para construir substâncias que você precisa para energia, crescimento e reparo celular.
Como meu corpo controla o processo de digestão?
Seus hormônios e nervos trabalham juntos para ajudar a controlar o processo de digestão. Hormônios
As células que revestem o estômago e o intestino delgado produzem e liberam hormônios que controlam o funcionamento do sistema digestório. Esses hormônios dizem ao seu corpo quando produzir e liberar sucos digestivos e enviar sinais ao seu cérebro que você está com fome ou com sede. Seu pâncreas também produz hormônios importantes para a digestão.
Nervos
Você tem nervos que conectam o sistema nervoso central – o cérebro e a medula espinhal – ao sistema digestório e assim, controlam algumas funções digestivas.
Por exemplo, quando você vê ou cheira comida, seu cérebro envia um sinal que faz com que suas glândulas salivares “produzam água na boca” para prepará-lo para comer.
Quando o alimento estica as paredes do trato gastrointestinal, os nervos do liberam muitas substâncias diferentes que aceleram ou retardam o movimento dos alimentos e a produção de sucos digestivos. Os nervos enviam sinais para controlar as ações dos músculos do intestino para contrair e relaxar para empurrar a comida pelos intestino.
Contribuição de Daniel Pereira do site Planeta Biologia https://planetabiologia.com