Você sabia que acaba amanhã, 28 de maio as 23:59 o prazo para pedir a isenção da taxa do Enem e para justificar a ausência em 2020? Então leia o que separamos para você sobre o Enem 2021: inscrição, isenção e Novas Regras.
Como isso acontece?
Se você ainda não solicitou sua isenção, então corre! Têm direito a esse benefício candidatos de baixa renda de escolas públicas ou bolsas em instituições privadas.
Se você perdeu o Enem o ano passado é necessário documentar o motivo da ausência para continuar recebendo o benefício.
Neste último caso serão aceitos boletins policiais para comprovação de furto, por exemplo, certidões de nascimento ou óbito para registro de incidentes pessoais, etc.
Mas, atenção esse ano ainda, não foi definido o valor da taxa, mas fique esperto que ano passado foi de R$ 85 reais.
Para quem ainda não fez a solicitação ou justificativa acesse enem.inep.gov.br/participante
Importante o candidato acessar o link acima e prestar atenção nos documentos aceitos, por hora para as justificativas e pedidos de isenções.
Novidade em Tramitação para Enem 2021: Isenção e Inscrição!
Outra novidade é o projeto de lei apresentado em caráter de urgência que elenca, além dos motivos já previstos pelo INEP para abonar a ausência na prova anterior, e garantir a isenção, considerar o MEDO!
Desta foram o INEP poderá considerar que, embora não haja uma justificativa documental, o candidato pode alegar a justificativa subjetiva do medo da pandemia, uma vez que tratou-se e trata-se de uma situação atípica.
Assim é importante que, mesmo sem a prova documental seja justificada a ausência, pois, caso o projeto seja aprovado, o candidato não precisará desembolsar dinheiro para a inscrição.
Para você que ainda não começou a se preparar, nós do Mundo Enem estamos oferecendo uma semana de aula experimental! Venha se prepara com a gente!
Quer saber mais sobre as vantagens do Mundo Enem? Acesse Mundo Enem o Cursinho que Aprova!
Não perca mais tempo! Te esperamos na sala de aula!